quinta-feira, 30 de abril de 2009

Aula 28/04/09


A aula foi muito produtiva, pois trabalhar com a diversidade visual que temos hoje é muito importante para nossos alunos não só para o dia a dia da sala de aula mas para a vida deles como um todo. Muito interessante a sugestão de trabalhar com embalagens de produtos que são utilizados por eles na escola e principalmente em casa, não desprezando o conhecimento que eles tem antes de entrar na escola, pois são pessoas que já tem uma gama de conhecimento que muitas pessoas e até educadores desprezam. O trabalho com texto sugerido na aula é muito bom, pois acaba com aquela abordagem de cuspe e giz.
A sugestão de atividades são:

Atividade 1: Hora do Conto
Contar uma história e pedir que as crianças façam um desenho a partir da mesma. escrever ao lado do desenho o que foi desenhado pela criança.
Crianças apartir de 6 anos
Objetivo: desenvolver a criatividade, interpretação, percepção dos sons da língua, estimula a pronúncia clara dos sons.

Atividade 2: Levar vários tipos de jornais, pedir para que a criança monte um jogo da memória com palavras que estejam no jornal e figuras que ilustrem essas palavras.
Desenvolvimento: primeiro procurar e recortar do jornal palavras e figuras que ilustrem-as, segundo montar o jogo da memória, terceiro jogar.
Crianças a partir de 6 anos
Objetivo: desenvolver habilidades linguísticas, memorização, interpretação.

Atividade 3: Levar vários livros para sala de aula, contos, quadrinhos, histórias, clássicos.
Desenvolvimento: Pedir para que cada um leia a história particularmente, depois fazer um grupão e pedir para que cada um conte a história que leu. Depois montar um livro escrito por eles das versões que apareceram e deixar exposto na sala.
Criançsa: a partir de 6 anos
Objetivo: habilidades, linguísticas, compreensão na leitura, memorização, comparar novos textos com já conhecidos.

Gostaria de fazer uma colocação que aconteceu na sala, o professor estava falando de crianças de que antes de serem alfabetizadas reconhecem os símbolos de comerciais como oi, vivo, coca-cola. Aconteceu uma situaçao dentro desse contexto a minha filha tinha 1 ano e 9 meses, + ou -, estávamos em casa e ela avistou um cartão e falou: - Bahia, Bahia...ficamos estarrecidos por ela ter reconhecido o bonequinho da casas bahia, e assim foi, hoje ela reconhece itaú, coca-cola e outros.

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Meu nome é Vanessa, tenho 25 anos, sou casada e tenho uma filha de 3 anos. Sou comunicativa gosto de trabalhar com pessoas. Minha trajetória acadêmica foi marcada por muitas vezes mudar de escola e sempre fazer amizades. Eu era intransigente quanto ao fato de dar aula, não queria. Mas no decorrer da faculdade vi que é uma necessidade o gestor ter a vivência em sala de aula para entender a dificuldade do aluno e do professor, agora estou estagiando em uma escola particular na 1º série e estou gostando dessa expereiência apesar de, ás vezes, me sentir um pouco desnorteada, principalmente na aplicação das teorias vistas na faculdade. Espero que esta matéria me auxilie e me instrua a saber como aplicar da melhor forma possível a lingua portuguesa para meus alunos.
Hoje meu objetivo é concluir a faculdade e apresentar uma boa monografia que me possibilite concorrer a uma vaga no mestrado, pois não desejo parar na graduação, eu acho que não consigo ficar sem estudar, pois até hoje nunca parei....e assim termino essa apresentação com uma esperança de fazer diferente com meus alunos e melhorar sempre, pois estamos em processo de aperfeiçoamento.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Primeira aula de TAE LP 1

Antes de assistir a primeira aula, eu já havia tomado conhecimento do material da aula. O texto (processos iniciais de leitura e escrita) me ajudou no estágio que faço em uma turma de 1º série, por não gostar dos textos do livro didático, acho alguns deles sem lógica e de difícil entendimento. Comecei a colocar textos informativos e outros tipos textuais e fui feliz pois as crianças entenderam e gostaram dos textos. Melhorou também a minha forma de abordar a leitura em sala, estava meio sem rumo e essa reportagem me deu um caminho maravilhoso e prazeroso para trabalhar a língua portuguesa de forma diferente e dinâmica. ADOREI.....
O texto fala das práticas pedagógicas que são nortadas por bases teóricas. Tendo como base os temas de linguagem considerando o prévio conhecimento do aluno e abordando em sala esse saber pragmático que o aluno traz.
Baseada nesse texto pude perceber que ele incentiva o professor a ter um outro olhar sobre o porcesso de aquisição da escrita pelo aluno, observando os conhecimentos do dia a dia, de como o aluno incorpora com mais facilidade textos e não palavras soltas, palavras dentro de um contexto como nos rótulos. E repeitando essa diversidade de palavras que estão em volta do aluno explorá-las de forma lúdica e , principalmente, com uma boa base teórica.
O texto fala para explorar diversos generos textuais para que a criança possa reconhecer os diversos textos e identificar que cada texto tem uma função comunicativa e social. A questão do trabalho com a oralidade é abordada para que o professor incentive aos alunos a criarem textos oralmente dentro de uma sequência lógica para que quando alfabetizados tenha uma maior intimidade com os textos, para que eles "percebam a relação de sentido na construção da linguagem dos textos, de forma lógica e coerente".
O prefossor tem que levar textos interessantes e que instiguem a curiosidade do aluno, para que o ato de ler seja prazeroso e interessante, assim podemos formar alunos leitores e não alunos frustrados que estão cansados de fazer exercícios repetitivos.


Postagens Obrigatórias:

1. Carta de Apresentação;
2. Impressões sobre a Avaliação Formativa (Texto: Construindo o portfólio eltetrônico)
3. Pesquisa sobre tipologia e genêro textual (refletir sobre os conceitos)
4. Atividades para desenvolver os objetivos de leitura da página 11 (Texto: Processos iniciais de leitura e escrita - Rosineide Magalhães)