quarta-feira, 29 de abril de 2009

Primeira aula de TAE LP 1

Antes de assistir a primeira aula, eu já havia tomado conhecimento do material da aula. O texto (processos iniciais de leitura e escrita) me ajudou no estágio que faço em uma turma de 1º série, por não gostar dos textos do livro didático, acho alguns deles sem lógica e de difícil entendimento. Comecei a colocar textos informativos e outros tipos textuais e fui feliz pois as crianças entenderam e gostaram dos textos. Melhorou também a minha forma de abordar a leitura em sala, estava meio sem rumo e essa reportagem me deu um caminho maravilhoso e prazeroso para trabalhar a língua portuguesa de forma diferente e dinâmica. ADOREI.....
O texto fala das práticas pedagógicas que são nortadas por bases teóricas. Tendo como base os temas de linguagem considerando o prévio conhecimento do aluno e abordando em sala esse saber pragmático que o aluno traz.
Baseada nesse texto pude perceber que ele incentiva o professor a ter um outro olhar sobre o porcesso de aquisição da escrita pelo aluno, observando os conhecimentos do dia a dia, de como o aluno incorpora com mais facilidade textos e não palavras soltas, palavras dentro de um contexto como nos rótulos. E repeitando essa diversidade de palavras que estão em volta do aluno explorá-las de forma lúdica e , principalmente, com uma boa base teórica.
O texto fala para explorar diversos generos textuais para que a criança possa reconhecer os diversos textos e identificar que cada texto tem uma função comunicativa e social. A questão do trabalho com a oralidade é abordada para que o professor incentive aos alunos a criarem textos oralmente dentro de uma sequência lógica para que quando alfabetizados tenha uma maior intimidade com os textos, para que eles "percebam a relação de sentido na construção da linguagem dos textos, de forma lógica e coerente".
O prefossor tem que levar textos interessantes e que instiguem a curiosidade do aluno, para que o ato de ler seja prazeroso e interessante, assim podemos formar alunos leitores e não alunos frustrados que estão cansados de fazer exercícios repetitivos.


Um comentário:

  1. Vanessa, muito bacana vocë fazer estes vínculos com sua prática! Procure refletir um pouco mais, focalizando aspectos importantes do texto. Mesmo náo tendo participado da aula, você teve acesso ao texto. Faça uma reflexão sobre ele de forma abrangente.

    ResponderExcluir

Postagens Obrigatórias:

1. Carta de Apresentação;
2. Impressões sobre a Avaliação Formativa (Texto: Construindo o portfólio eltetrônico)
3. Pesquisa sobre tipologia e genêro textual (refletir sobre os conceitos)
4. Atividades para desenvolver os objetivos de leitura da página 11 (Texto: Processos iniciais de leitura e escrita - Rosineide Magalhães)