domingo, 24 de maio de 2009

Aula 19/05/09


Diante do desafio de trabalhar um texto acadêmico em sala de aula, gostei da proposta do professor, pois fazer questões sobre o texto é uma forma de chamar a atenção do aluno para o texto. Eu fico pensando em como eu iria trabalhar textos acadêmicos se eu fosse professora, é complicado porque para alguns alunos é interessante e para outros não e como fazer para chamar a atenção de adultos que sabem a importância do conteúdo mas, as vezes, peca por omissão.
O tema do texto foi abordado de forma muito interessante pelo professor, por ser um texto com uma linguagem específica foi um pouco complicado de entender, mas depois da esplanação do professor é mais fácil o entendimento do texto.
Vlw.....

2 comentários:

  1. Vanessa, que bom que achou a atividade interessante. O objetivo era este mesmo: fazer com que os alunos lessem, de alguma forma, o texto. Além disso, foi uma forma de evidenciar os aspectos mais importantes do texto e, assim, auxiliá-los na síntese do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, observando seu portfólio, senti falta da pesquisa sobre gêneros textuais e tipologia textual... Que tal atualizá-lo? Além disso, creio que seja necessário melhorar os seguintes descritores:
    8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc) - nas postagens - nas reflexões - nas relações com os assuntos de disciplina.
    9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas...
    Que tal ampliar seus conhecimentos??

    ResponderExcluir

Postagens Obrigatórias:

1. Carta de Apresentação;
2. Impressões sobre a Avaliação Formativa (Texto: Construindo o portfólio eltetrônico)
3. Pesquisa sobre tipologia e genêro textual (refletir sobre os conceitos)
4. Atividades para desenvolver os objetivos de leitura da página 11 (Texto: Processos iniciais de leitura e escrita - Rosineide Magalhães)