quinta-feira, 30 de abril de 2009

Aula 28/04/09


A aula foi muito produtiva, pois trabalhar com a diversidade visual que temos hoje é muito importante para nossos alunos não só para o dia a dia da sala de aula mas para a vida deles como um todo. Muito interessante a sugestão de trabalhar com embalagens de produtos que são utilizados por eles na escola e principalmente em casa, não desprezando o conhecimento que eles tem antes de entrar na escola, pois são pessoas que já tem uma gama de conhecimento que muitas pessoas e até educadores desprezam. O trabalho com texto sugerido na aula é muito bom, pois acaba com aquela abordagem de cuspe e giz.
A sugestão de atividades são:

Atividade 1: Hora do Conto
Contar uma história e pedir que as crianças façam um desenho a partir da mesma. escrever ao lado do desenho o que foi desenhado pela criança.
Crianças apartir de 6 anos
Objetivo: desenvolver a criatividade, interpretação, percepção dos sons da língua, estimula a pronúncia clara dos sons.

Atividade 2: Levar vários tipos de jornais, pedir para que a criança monte um jogo da memória com palavras que estejam no jornal e figuras que ilustrem essas palavras.
Desenvolvimento: primeiro procurar e recortar do jornal palavras e figuras que ilustrem-as, segundo montar o jogo da memória, terceiro jogar.
Crianças a partir de 6 anos
Objetivo: desenvolver habilidades linguísticas, memorização, interpretação.

Atividade 3: Levar vários livros para sala de aula, contos, quadrinhos, histórias, clássicos.
Desenvolvimento: Pedir para que cada um leia a história particularmente, depois fazer um grupão e pedir para que cada um conte a história que leu. Depois montar um livro escrito por eles das versões que apareceram e deixar exposto na sala.
Criançsa: a partir de 6 anos
Objetivo: habilidades, linguísticas, compreensão na leitura, memorização, comparar novos textos com já conhecidos.

Gostaria de fazer uma colocação que aconteceu na sala, o professor estava falando de crianças de que antes de serem alfabetizadas reconhecem os símbolos de comerciais como oi, vivo, coca-cola. Aconteceu uma situaçao dentro desse contexto a minha filha tinha 1 ano e 9 meses, + ou -, estávamos em casa e ela avistou um cartão e falou: - Bahia, Bahia...ficamos estarrecidos por ela ter reconhecido o bonequinho da casas bahia, e assim foi, hoje ela reconhece itaú, coca-cola e outros.

Um comentário:

  1. As atividades estão muito interessantes e a sua experiência com a sua filha também ilustra bastante o que estávamos discutindo. Algumas considerações: as atividades precisam ser descritas com detalhes (descreva como as atividades serão desenvolvidas). Indicar a idade mais adequada. Justificativas para a escolha da atividade (em que medida ela é capaz de desenvolver o objetivo definido). Ao reelaborar esta postagem, avise-me por e-mail.

    ResponderExcluir

Postagens Obrigatórias:

1. Carta de Apresentação;
2. Impressões sobre a Avaliação Formativa (Texto: Construindo o portfólio eltetrônico)
3. Pesquisa sobre tipologia e genêro textual (refletir sobre os conceitos)
4. Atividades para desenvolver os objetivos de leitura da página 11 (Texto: Processos iniciais de leitura e escrita - Rosineide Magalhães)