segunda-feira, 22 de junho de 2009

Aula 25/05/09

Texto: Contexto da Alfabetização na Aula
Esse texto traz como preparar o ambiente para gerar um contexto de alfabetização, é um texto que pode ser aproveitado por educadores e pais, é uma orientação, um norte, para nós que desejamos facilitar o aprendizado da criança quanto a fala e escrita.
Na visão tradicional o conhecimento que a criança traz antes de estudar é desconsiderado, são tratadas como imaturas e que precisam de uma preparação antes de aprender. O texto traz uma nova abordagem neste aspecto as crianças estão expostas a uam dicersidade de material impresso que a escola deve levar em consideraçã. Desde quando a criança nasce, ela está exposta a uma grande diversidade de elementos que futuramente irão facilitar a sua fala e escrita. A escola tem que considerar o ambiente familiar e social da criança e usar esse conhecimento para trabalhar a oralidade, a representatividade das letras e todo esse mundo que a criança traz.
Na sociedade atual temos uma riqueza muito grande de material escrito como: jornal, outdoor, placa de loja, mercado, rótulos. É importante trabalhar esses tipos de linguagem que as crianças tem contato no dia a dia, fazendo jogos de palavras, reconhecimento de letras e sílabas. Assim, familiarizando as letras no cotidiano da criança.
As informações tem que pertencer a um contexto e a autora propõe diversos contextos de aprendizagem como: manipular textos onde são veiculados(como revistas, jornais, etc), observar textos ilustrados com adultos, escutar a leitura em voz alta fazendo interação com a criança perguntando o nome das figuras por exemplo, relação entre texto e contexto (olhar um rótulo para localizar o nome do produto), a criança escrever em voz alta usando o adulto como escriba. Usando esses diversos contextos facilita para criança fazer a relação letra, palavra e significado, pois não está trabalhando palavras soltas fora de um contexto o que dificulta mais para as crianças relacionar quando estão fora da escola.







A alfabetização na sala de aula deve considerar esses contextos e os diversos suportes em que estão classificados, isso tem que ser mostrado para a criança que há texto para serem lidos e respondidos como as cartas, há os dicionário que serve para consulta e nele não cabe uma leitura linear e sim uma busca. Os contos já exigem uam leitura linear, pois segue uma sequência de acotecimento, as agendas servem para buscar. Então tem que mostrar para o launo que há uma diversidade de ações que podemos fazer com os textos como: ler, buscar, olhar.
A criança imita o adulto no processo da escrita, por isso deve se selecionar vários tipos de textos uns que predominem figuram, outros que interpolem ilustraçãoes e textos como gibis, e outros que tragam mais textos do que figuras, mas o interessante disso é a mediação que o adulto vai fazer com esses textos, trabalhando sempre a oralidade, mostrando onde está lendo, e fazendo a criança participar ativamente dessa leitura, mostrando os símbolos, as escrita porque a criança já sabe diferenciar entre a palavra e figura.

Estimular as crianças a recontar a história é muito bom, pois faz elas trabalharem a memória e interpretação do que foi lido, o adulto pode também motivar as crianças, através de perguntas, a criarem as suas próprias histórias, valorizando o conhecimento que elas já possuem, instigando a imaginação da criança. Assim podemos facilitar o aprendizado da criança, podendo observar o nível em que elas estão,pois serão crianças que saberão se expressar sem timidez e não crianças acoadas e reprimidas diante do DETENTOR DO SABER que não dá chance delas contar seus feitos.

Fazendo uma ponte sobre essa questão de recontar ou reescrever uma história pesquisei uma reportagem sobre essa proposta na prática na resvista Nova escola que faz uma reescrita coletiva em uma turma de terceira série.

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Postagens Obrigatórias:

1. Carta de Apresentação;
2. Impressões sobre a Avaliação Formativa (Texto: Construindo o portfólio eltetrônico)
3. Pesquisa sobre tipologia e genêro textual (refletir sobre os conceitos)
4. Atividades para desenvolver os objetivos de leitura da página 11 (Texto: Processos iniciais de leitura e escrita - Rosineide Magalhães)