Construindo Histórias e Textos
O trabalho das escolas devem levar em conta tanto na oralidade como na escrita os contextos sociais e culturais que estão inseridas.
Valorizar o uso da linguagem e escrita do meio e proporcionar outros aprendizados, mas sempre partir do meio falante que a criança está inserida para depois abrir um leque de oportunidades de conhecimento para essa criança.
Implicações para as escolas e para os professores
Os professores devem mostrar para os alunos que na linguagem não exixtesm erros mas na escrita sim, e que a linguagem que é valorizada é a que mais se aproxima da escrita.
O ensino da leitura e da escrita deveria partir do uso da lingaugem em casa
O professor deve focar na diversidade da linguagem utilizada pelo aluno verificando os seus pontos fortes e valorizando essa estrutura. A escola não pode só levantar os pontos negativos dessa fala e querer formatá-lo em um modo de estrutura específico.
É preciso educar o espaço escolar a utilizar essas multiplas estruturas e adaptá-las a escrita levando sempre em conta o contexto social e cultural que está inserido.
Partindo do uso da linguagem em casa o espaço escolar deveria ser um local de troca de experiências linguísticas que ao comparar com a língua oficial traria um reflexão sobre o processo de aquisição dessa língua escrita e oral.
A alfabetização inicial deve apoiar-se em oportunidades para as crianças explorarem a linguagem e a escrita de forma pouco convencional trabalhando de uma forma lúdica experimentando sem coaçao e sem receber críticas sobre a sua linguagem.
As classes de leitura e escrita deveriam incluir instrução específica para os alunos que a necessitam
Os professores devem ser mais explícitos em relação ao que se espera do aluno.
Oferecer aos alunos um modelo de como os bons leitores utilizam diferentes estratégias para criar significados. A instrução específica deve ser feita dentro da sala de aula com uma intervenção pacífica e facilitadora do professor. Este verificando as estratégias usadas por determinado aluno e compartilhando com a classe quando e porque se utiliza um tipo de estratégia. Os meninos deveriam participar de diálogos sobre a literatura e maneiras de ler e escrever.
Os professores deveriam considerar a relação entre a alfabetização e outras práticas sociais.
A escola não deve só ensinar a relação letra/som mas também a interação com o texto dentro do marco escolar.
A prática da alfabetização vai além do reconhecimento de letras alcançando as práticas e as identidades sociais.
O poder exercido sobre a linguagem retoma a assuntos de etnia, cultura ou classe social e a escola deve desenvolver o sentido crítico de como esse poder mostra as diferenças dentro de uma sociedade estratificada.
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