segunda-feira, 29 de junho de 2009

Aula 23/06/09

Continuação do Texto: Práticas delinguagem oral e alfabetização inicial na escola: perspectiva linguística.

Construindo Histórias e Textos

Na alfabetização escolar as crianças dever ter um domínio de registros escritos. a leitura de contos no lar é uma forma de contato com esses registros facilitando assim o processo de leitura e escrita da criança.
O trabalho das escolas devem levar em conta tanto na oralidade como na escrita os contextos sociais e culturais que estão inseridas.
Valorizar o uso da linguagem e escrita do meio e proporcionar outros aprendizados, mas sempre partir do meio falante que a criança está inserida para depois abrir um leque de oportunidades de conhecimento para essa criança.

Implicações para as escolas e para os professores

A escola deve levar em conta o ambiente sociolinguístico da criança e não desvalorizá-lo. A alfabetização deve funcionar como uma parte de um amplo conjunto de práticas sociais.
Os professores devem mostrar para os alunos que na linguagem não exixtesm erros mas na escrita sim, e que a linguagem que é valorizada é a que mais se aproxima da escrita.

O ensino da leitura e da escrita deveria partir do uso da lingaugem em casa

O professor deve focar na diversidade da linguagem utilizada pelo aluno verificando os seus pontos fortes e valorizando essa estrutura. A escola não pode só levantar os pontos negativos dessa fala e querer formatá-lo em um modo de estrutura específico.
É preciso educar o espaço escolar a utilizar essas multiplas estruturas e adaptá-las a escrita levando sempre em conta o contexto social e cultural que está inserido.
Partindo do uso da linguagem em casa o espaço escolar deveria ser um local de troca de experiências linguísticas que ao comparar com a língua oficial traria um reflexão sobre o processo de aquisição dessa língua escrita e oral.

A alfabetização inicial deveria apoiar a exploração da linguagem

A alfabetização inicial deve apoiar-se em oportunidades para as crianças explorarem a linguagem e a escrita de forma pouco convencional trabalhando de uma forma lúdica experimentando sem coaçao e sem receber críticas sobre a sua linguagem.

As classes de leitura e escrita deveriam incluir instrução específica para os alunos que a necessitam

Verificando que nem todos os alunos conseguem compreender algumas estruturas acadêmicas e utilizar essas linguagens nas suas produções.
Os professores devem ser mais explícitos em relação ao que se espera do aluno.
Oferecer aos alunos um modelo de como os bons leitores utilizam diferentes estratégias para criar significados. A instrução específica deve ser feita dentro da sala de aula com uma intervenção pacífica e facilitadora do professor. Este verificando as estratégias usadas por determinado aluno e compartilhando com a classe quando e porque se utiliza um tipo de estratégia. Os meninos deveriam participar de diálogos sobre a literatura e maneiras de ler e escrever.

Os professores deveriam considerar a relação entre a alfabetização e outras práticas sociais.

Deve-se levar em conta no contexto da alfabetização inicial os aspectos sociais do uso da linguagem.
A escola não deve só ensinar a relação letra/som mas também a interação com o texto dentro do marco escolar.
A prática da alfabetização vai além do reconhecimento de letras alcançando as práticas e as identidades sociais.
O poder exercido sobre a linguagem retoma a assuntos de etnia, cultura ou classe social e a escola deve desenvolver o sentido crítico de como esse poder mostra as diferenças dentro de uma sociedade estratificada.

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Postagens Obrigatórias:

1. Carta de Apresentação;
2. Impressões sobre a Avaliação Formativa (Texto: Construindo o portfólio eltetrônico)
3. Pesquisa sobre tipologia e genêro textual (refletir sobre os conceitos)
4. Atividades para desenvolver os objetivos de leitura da página 11 (Texto: Processos iniciais de leitura e escrita - Rosineide Magalhães)