sábado, 25 de julho de 2009

Outro Texto - Emília Ferreiro

A interpretação da escrita antes da leitura convencional

Antes das crianças serem capazes de ler, elas tentam interpretar os diversos tipos de textos ao seu redor.
Aceitando que a realidade do processo de assimilação se dá no decorrer da vida da criança valorizando assim a sua bagagem de esquemas interpretativos.
A aquisição dos processos de leitura ocorre através da decodificação dos significados das informações de fontes visuais e não visuais.
O processo da leitura deve ser concebido como uma coordenação de informações de procedência diversificada cujo objeto final é a obtenção do significado expresso linguísticamente.
Esse texto vai abordar alguns pontos do desenvolvimento na interpretação da escrita nas crianças que ainda não sabem ler, mas também em crianças que não tem conhecimento algum sobre o valor sonoro convencional de letras específicadas.
O termo "interpretação da escrita" será usado no texto, no sentido das atividades de atribuição de significado a qualquer texto escrito, podendo ser palavra, ou uma foto com palavra, ou rótulo.
A primeira idéia de significado que as crianças tem é que qualquer sequência de letras representa o nome do objeto. O significado do tesxto escrito é, portanto, inteiramente dependente do contexto.
As crianças elaboram uma relação entre o que está mesmo escrito em um texto não pode ser considerado o que pode ser lido desse mesmo texto.
As crianças conseguem diferenciar as funções sociais da escrita mas não significa que achem que as afirmações verbais de qualquer tipo podem ser escritas.
Esse conhecimento das funções sociais não quer dizer que as crianças deixem a idéia de que o que se escreve são os nomes.
Em seguida a autora relata como foi a interpretação de crianças em uma pesquisa com cartões e textos e que relação elas fazem com o contexto.
Crianças de nível 1, como a autora coloca, atribuí ao texto que o significado depende do contexto, se o texto mudar o contexto muda.
Crianças de nível 2 negam diante da mesma situação que uma mudança de texto passa a depender inteiramente de contexto, uma vez que o texto escrito tinha sido interpretado mantém essa interpretação sobre determinado intervalo de tempo.
O nível 3 cameça a levar em consideração algumas propriedades do próprio texto, propriedades estas que conduzem as modulaçõesw de interpretação.
Assim a autora segue descrevendo na sua pesquisa as diversas hipóteses estudadas e as interpretações dadas aos textos e como se processar o desenvolvimento de aquisição da escrita antes da alfabetização.

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Postagens Obrigatórias:

1. Carta de Apresentação;
2. Impressões sobre a Avaliação Formativa (Texto: Construindo o portfólio eltetrônico)
3. Pesquisa sobre tipologia e genêro textual (refletir sobre os conceitos)
4. Atividades para desenvolver os objetivos de leitura da página 11 (Texto: Processos iniciais de leitura e escrita - Rosineide Magalhães)