sábado, 25 de julho de 2009

Síntese CONCLUSIVA

Chegando ao final de mais um período, este como o final dos outros, adquirindo mais conhecimento e melhorando a minha prática em sala de aula.
Observando o princípio desta matéria fiquei um pouco assutada com a proposta do portifólio porque nunca tive o contato com um blog, e não sabia manusear essa ferramenta, apesar de ser usuária da internet há muito tempo.
Foi com esta disciplina que aprendi a abrir um blog, postar nele, adicionar imagens e vídeos e concretizar um aprendizado muito interessante tanto para meu conhecimento como pessoas atuante numa sociedade interligada por computadores como para minha prática de sala retirando desse processo elementos que me ajudaram a diversificar a minha aula não só de português como das autras áreas de conhecimento.
Os questão da oralidade que é uma forma um pouco recente de trabalhar a escrita e a leitura foi uma novidade para mim, pois não tive o contato com essa prática quando estudei e agora que estou lecionando, em uma escola particular, procura trabalhar essa oralidade. Lembro de quando estudava e gostava de fazer colocações sobre os textos porque adorava ler e a professora me cortava, era muita vezes ríspida com os alunos. Hoje procuro trabalhar essa oralidade e tenho resultados positivos pois um aluno que tinha muita dificuldade de lere de se colocar diante da turma agora através de rodas de leitura, contos, elaboração de texto em conjunto ele tem melhorado o seu desempenho tanto na leitura como na sua visão diante dos colegas.
O texto que fala dos turnos é muito interessante, pois é um material teórico que faz uma reflexão da fala que eu não tinha me dado conta. Esse estudo nos leva a pensar sobre conversação, diálogo de forma mais elaborada sobendo suas características, seus preceitos, suas formas de organização.
A Emília Ferreiro já é conhecida de outras épocas....rsrsr...já tive ontato com seus estudos em outras disciplinas, esse trabalho fundamentado a partir da teoria de PIAGET, que ela avançou muito em suas pesquisa, mas o interessante dessa disciplina foi o contato com as práticas voltadas para esse contexto. Essa foi a grande sacada dessa matéria e para mim de forma particular por seu meu primeiro ano lecionando e em uma classe de alfabetização então seus estudos e suas práticas foram pra mim muito válidas e aplicáceis acima de tudo em sala de aula.
Enfim, apesar da minha correria, foi um curos proveitoso para minhas práticas e de forma a elucidar esses conhecimentos vou continuar com meu blog pois aprendi a usar multiplas ferramentas, outras linguagens e agora me emploguei.......mas não vou usá-lo somente para lingua portuguesa quero estendê-lo apra todas as áreas que o professor tem que dá conta....
Um grande abraço..aos blogeiros da UERJ
<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Obrigatórias:

1. Carta de Apresentação;
2. Impressões sobre a Avaliação Formativa (Texto: Construindo o portfólio eltetrônico)
3. Pesquisa sobre tipologia e genêro textual (refletir sobre os conceitos)
4. Atividades para desenvolver os objetivos de leitura da página 11 (Texto: Processos iniciais de leitura e escrita - Rosineide Magalhães)